Banda mineira Constantina é convidada a integrar o Compacto Petrobrás


O projeto, que promove encontros inusitados, entra em nova fase onde o público decide os artistas participantes

Com que novo nome da música brasileira você gostaria de ver Luiz Caldas tocando junto? Essa é a pergunta do Compacto Petrobrás, projeto que promove encontros bem diferentes pra produzir videocasts que reúnem nomes consagrados com a efervescência da música brasileira. Trinta e dois artistas estão concorrendo em uma votação para participar do próximo encontro, que será gravado em dezembro com o músico Luiz Caldas. Nesses encontros eles conversam sobre produção artística, mercado fonográfico, estilos, inspirações, estética musical e, principalmente, tocam juntos. Dentre os vários nomes de expressão do cenário musical, como Nevilton, Wado, Canastra, Romulo Fróes, Los Porongas, Apanhador Só e Nuda, figuram os mineiros do Constantina.

Luiz Caldas dispensa apresentações: foi um dos responsáveis por inaugurar uma nova era na cultura musical baiana, ao misturar a sonoridade do afoxé e de outros ritmos afro com o uso de instrumentos como a guitarra e o teclado. Valorizando regionalismos e a cultura local, Luiz Caldas é uma figura metamorfoseante, que sempre soube se reinventar para incorporar a diversidade musical.

O Constantina, banda instrumental de post-rock, é conhecida por produzir uma música intimista, mas que sempre dialoga com movimentos coletivos. Com influências que vão do pão de queijo aos caboclos de lança, o Constantina deixa transparecer na concepção do seu último disco sonoridades e ritmos regionais brasileiros, criando diálogos entre imagens, sons, ruídos e texturas. Lançado pelo selo independente La petite Chambre, as sete faixas do disco Haveno incorporam um grande leque de cadências e possibilidades sonoras, que se refletem na complexidade musical apresentada. No cenário independente, já tiveram a oportunidade de tocar em uma dezena de festivais e casas, incluindo as cidades de São Paulo, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro e Maceió. Em março de 2011, o Constantina foi convidado a participar do Festival South by Southwest (http://sxsw.com), conhecido por ser um dos maiores de música independente do mundo.

Nesse sentido, o Compacto reforça atributos de diversidade e brasilidade a partir da produção de conteúdos de entretenimento com qualidade, revelando momentos memoráveis da nova música brasileira. São encontros inéditos, improváveis mas sem dúvida muito desejados. E se você achou legal a ideia, conheça o Compacto Petrobrás e aposte nesse encontro entre Luiz Caldas e os mineiros do Constantina votando. O endereço é http://compacto.blogspetrobras.com.br/



Para saber mais:
www.constantina.art.br
http://compacto.blogspetrobras.com.br
Compartilhe no Google+
    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário