Melhores Lançamentos Nacionais de 2011

Por Vinícius Tocantins | Boa Vista - Roraima

Esse 2011 foi repleto de grandes lançamentos na cena independente brasileira. Eu, graças a Deus e a internet de Roraima, puder downloadear  (com o perdão do estrangeirismo) uma boa parte dos lançamentos nacionais de 2011.

Entre um clique e outro fiquei impressionado com a qualidade dos materias lançados nos últimos tempos. Então, para fechar o ano vamos a uma pequena retrospectiva com os Melhores Lançamentos de 2011.


Apanhador Só - Acústico Sucateiro


 

Banda Gaúcha que trouxe em 2011 um CD com uma roupagem diferenciada, sons intrigantes e um conceito acústico para o primeiro CD da Banda. Vale a pena ouvir. A banda aproveitou o ano ainda para lançar um engraçado Clipe durante um jogo de "Tacoball", não sei como se chama esse jogo em outros estados, mas no Pará (terra que nasci) a gente chama assim. Recomendo uma pesquisa no youtube.com para degustação de todo o material audiovisual produzido por esta brilhante banda.





Emicida - Doozicabraba e a revolução silenciosa

Emicida foi um artista em 2011 que ganhou o meu respeito. Começou o ano como promessa e terminou como a grande referência para os artistas independentes. Participou de vários programas de TV e circulou bastante em festivais por esse Brasil. Em sua conturbada ida aos EUA gravou um belíssimo trabalho digno de referência de um ano ótimo. Agora é esperar 2012 e ver esse artista crescer mais. Sem esquecer de passar em Roraima para um show que tanta gente aguarda.


Los Porongas - O segundo depois do silêncio



Los Porongas em 2011 lançou o seu tão aguardado CD entitulado "O segundo depois do silêncio". Das entrevistas que li sobre o novo CD a banda se dizia com mais tempo para produzir esse compacto e que o lançamento teria um sonoridade mais madura. E ele acertaram nas conclusões. O segundo CD tem ótimas harmonias e belos versos poéticos. Uma pena que o guitarrista João tenha saído da banda no mesmo ano, mas é a vida que segue. Pontos para o Los Porongas por esse grande CD.


Erasmo Carlos - Sexo




Vocês devem está estranhando o Erasmo Carlos como destaque em um portal independente. Mas é assim que esse se considera desde o lançamento do seu selo Coqueiro Verde. Ele saiu dessa vida de gravadora a algum tempo e está na mesma praia de nós mortais, buscando um lugar ao sol nesse concorrido mercado musical Brasileiro. O CD Sexo merece destaque pela abordagem em 12 músicas desse acalorado tema.



O Teatro Mágico – A sociedade do Espetáculo



O Teatro Mágico foi outra banda que em 2011 me conquistou. Confesso que antes acha meio forçada a proposta, mas depois que assiti o show deles em 2009 no Campus Paricarana na UFRR (Universidade Federal de Roraima) os meus conceitos começaram a mudar. Ainda mais depois desse CD "A sociedade do espetáculo" com parcerias com nada mais, nada menos que Leoni (O artista 2.0 de 2011) a banda cresceu ainda mais no meu conceito. O Teatro Mágico já está no meu portfólio de bandas que devo apresentar aos desconhecidos.


Madame Saatan – Peixe Homem



O que dizer dos Brothers do Madame Saatan? Conseguiram fazer um segundo CD melhor que o primeiro. Desde o Lançamento do Teaser do Clip eu ficava super ansioso para poder ouvir o CD por completo. Mas essa espera chegou ao fim, a banda disponibilizou o CD completo para download gratuito em seu site. Diz ai se eles merecem ou não o destaque no Som Independente? Peixe Homem é uma porrada nos ouvidos! Banda boa é aquela que até fora dos palcos se destaca, mostrando carisma e atenção com o fãs e isso a Madame Saatan tem de sobra. Vamos aguardar 2012.



Pública – Canções de Guerra



Canções de guerra foi outro lançamento que me fez parar e ouvir novamente o CD por completo. O CD que contou com grandes parcerias, incluindo a Distribuição do Selo Fora do Eixos Discos, traz aquele som encorpado e bem britânico para os nosso ouvidos. Um destaque também para o clip "Corpo fechado" que lançou o CD como destaque dos independentes de 2011.


Ludov – Minha Economia



Ludov lançou esse ano o EP Minhas Economias, que de econômico mesmo já tem o número de faixas (4 no total). Pra quem gosta de Indie/Rock esse é um ótimo CD para curtir uma balada. O meu destaque fica para as guitarras da primeira faixa "Minha Economia" que tocou muito no som do meu carro. Ludov  conseguiu criar um CD ao mesmo tempo dançante, baladeiro e jovem.



Kassin – Sonhando Devagar



O som do Kassin pode parecer às vezes estranho, outra hora inteligente, mas o certo é que a música deste Produtor Musical/ Músico/ Compositor sempre será vanguadista. Com timbres intrigantes, Sonhando Devagar é um CD pra se ouvir por completo, devagar... como um vinho de uvas encorpadas. Destaque para a música Calça de Ginástica com uma letra super engraçada e um interpretação única de Kassin.

Agora sim podemos dizer tchau 2011 e feliz 2012! 
Compartilhe no Google+
    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário