Vinícius Tocantins lança seu novo EP digital nesta quinta







Por Pablo Felippe - Boa Vista | Roraima



De Belém, passando por Boa Vista e chegando ao Amajari, Vinícius Tocantins junta suas influências e lança seu novo trabalho solo

O ano de 2012 chega como uma grata surpresa aos fãs do músico Vinícius Tocantins, no quinto dia deste novo ano o artista lançará virtualmente seu segundo EP Solo, que se chamará 'A vida vem em ciclos'. Blog Som do Norte, Blog Canoa Pop e Portal Som Independente farão o lançamento virtual do Compacto do paraense, quem escolheu Roraima como casa e inspiração para sua carreira musical, e mostra ao público suas novas composições e uma regravação do Mestre Neuber Uchôa.

No início de 2011 Vinícius Tocantins voltava à cena musical com o EP 'O que te faz bem', seu primeiro trabalho solo. O Compacto trazia duas composições próprias e a regravação de um chorinho. No decorrer do ano o cantor amadureceu suas idéias e passou a trabalhar em um novo projeto: 'A vida vem em ciclos'. Com uma pegada mais profissional em relação ao primeiro EP, gravado no Home Studio de Vinícius, na cidade do Amajari, 'A vida vem em ciclos' contou com a co-produção do músico Ben Charles, de quem Vinícius é amigo e fã.



- Esse novo EP teve um olhar bem profissional com a produção do Ben Charles. Ele é um cara que admiro muito e fiquei muito satisfeito com o resultado das músicas. Ele deu muita liberdade pra as minhas opiniões. Disse Vinícius.

O segundo compacto do artista, assim como o primeiro, conta com duas composições próprias e uma releitura. Deixando de lado o Hit ‘Casinha de Abelha’, o paraense inicia o novo trabalho apresentando aos fãs a versão de outra música do Mestre Neuber Uchôa, ‘Nossa Bossa’, a qual, além de ser uma homenagem aos amantes do estilo roraimeira, lembra em sua letra o município de Amajari, nova casa do cantor nos últimos anos.

Depois da regravação os fãs de Vinícius são presenteados com as metáforas do dia-a-dia feitas pelo cantor: ‘Ponto Fixo’, segundo ele "uma mistura de Indie com Folk que foi escrita depois de uma insatisfação em um fila de Banco" e ‘Recados’, "uma declaração de companheirismo, um pop/rock que encerra o compacto".

- Assim como no primeiro compacto, mostra a minha troca da guitarra pelos violões. É um momento mais pessoal, uma busca por influências que representem tudo isso que respiro. De Belém passando por Boa Vista e agora Amajari. Disse o músico sobre as influências que recaíram sobre o novo EP.

Nesta quinta-feira(05/01), ‘A vida vem em ciclos’ terá seu lançamento virtual realizado nos Blogs Som do Norte e Canoa Pop, Portal Som Independente e nas redes sociais Twitter e Facebook, no perfil e na página do artista. Vinícius acredita que até o fim de janeiro terá os EPs físicos em mãos, os quais serão vendidos ao preço de R$5. No mês de março o artista pretende realizar o show de lançamento oficial do EP, na Videoteca do Palácio da Cultura, em Boa Vista.

- Uma coisa ficou muito clara pra mim nesse novo momento de carreira solo. Antes me via como um guitarrista que cantava, agora me vejo como um cantor que toca guitarra. Parece uma comparação besta, mas isso muda todo o sentido. Com a carreira solo tenho novas influências que não caberiam em uma banda de Rock. É um trabalho muito mais pessoal, mas que traz uma carga de responsabilidade triplicada pra mim. Eu sinceramente estou bem ansioso para saber o que o público vai achar desse trabalho. Espero que o público goste e replique cada vez mais. Eu fiz com muito carinho. Esta é análise que Vinícius faz sobre o EP e o recado que deixa para todos aqueles que tiverem a oportunidade de ouvir ‘A vida vem em ciclos’.

 LETRAS DAS MÚSICAS E FICHA TÉCNICA DO EP ‘A VIDA VEM EM CICLOS’

1. NOSSA BOSSA

(Neuber Uchôa)

Bravo seja quem do Amajari
Seja bravo quem tem Anauá
Tudo rola que nem caxiri
rola tudo com damurida

Peça pra pescar parimé
Peça pra subir parimar
Peça pra Cauamé te molhar

Pererê foi saci de bossa
Curupira é da nossa roça
Natureza é Macunaima



2. PONTO FIXO

(Vinícius Tocantins)

Mais de uma hora em ponto fixo
Tem pensamento aqui
Tem vai e vem
Pelos sorrisos que não se vem mais
Se pra ti não dá
Pra mim melhor não gabelar
O que se pode esperar
Um sim, talvez, sei lá
Tudo se pode esperar
Pra que seja melhor
Ou não me espere jamais



3. RECADOS

(Vinícius Tocantins)

Meu corpo faz recados pra te ver maior
Quem for atrás verá que somos bem melhor
 Que transformou o ar
Em gosto pra pensar
Em nosso sonho

Meu corpo faz recados pra te ver melhor
Quem for atrás verá que somos bem maior
 Que transformou o ar
Em gosto pra pensar
Em nosso sonho
 Vai ser bom o amor
se enroscar com a incerteza
Pra que eu possa sentir
O sorriso e a tua beleza


*****************************************************************************

Vinícius Tocantins:
Voz, Guitarra e Violão

Ben Charles:
Teclado, Baixo e Bateria

FICHA TÉCNICA:
Gravado, mixado e masterizado no estúdio La Toca Music - Boa Vista (RR), Brasil. Outubro de 2011.
Exceto Bateria, gravada no Estúdio Parixara. Técnico de gravação de Bateria: Márcio Patrício.

Voz e Violão, gravado no Estúdio Tambaqui por Vinícius Tocantins.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: Rubens Ribeiro, Manoel Vilas Boas e Ben Charles - Corais em "Bossa Nossa", "Ponto Fixo" e "Recados".

PRODUZIDO por Ben Charles e Vinícius Tocantins.


Fotografia da Capa: Marcelo Seixas.
Ensaio Fotográfico: Pablo Felippe 

Arte: Vinícius Tocantins.

Vinícius Tocantins 'A vida vem em Ciclos' agradece: Ben Charles, Neuber Uchôa, Pablo Felippe, Cristofer Floco, Jon Nelson, Rubens Ribeiro, Manoel Vilas Boas, Canoa Cultural/Fora do Eixo, Som Independente, Marcos Ramirez, Marcelo Seixas, Comunidade do Amajari e a todos que contribuíram para a realização deste Disco.
Dedico este disco a minha Mãe (Vera Lúcia Tocantins), minha irmã (Verena Tocantins), minha querida noiva (Anny Barroso), amigos(as) e pessoas que gostam do meu trabalho pelo incentivo dado desde o começo a minha música. Esse Disco é pra vocês!

Contatos:

(95) 8113-5101



HISTÓRICO VINÍCIUS TOCANTINS

Vinícius Tocantins é paraense e vive em Roraima desde 2001. Em 2005 formou a banda Módulo Alpha, a qual, nos meados de 2007, passou a se chamar Somero. Com o grupo Tocantins lançou um EP e o Clipe da música 'Teu Sorriso', além de participar de Festivais fora de Roraima. Em 2010 a banda Somero chegou ao fim. No começo de 2011 Vinícius lançou seu primeiro projeto solo, o EP 'O que te faz bem'. Agora ele apresenta seu segundo trabalho, o Compacto 'A vida vem em ciclos'.

Vinícius também participou da fundação do Coletivo TomaRRock, o qual se tornou Coletivo Canoa Cultural. Em meados de 2011 ele deixou o Coletivo, mas continua sendo um dos Colaboradores mais atuantes da instituição. Após sair do Coletivo Vinícius apresentou a criação da Produtora Tambaqui.
Compartilhe no Google+
    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário