Banda El Efecto (Rio de Janeiro/RJ)

A banda El Efecto foi criada em 2002, no Rio de Janeiro, a partir da vontade de compor músicas com as mais diversas influências e do interesse em participar do debate sobre os conflitos da vida em sociedade.

Por ter como base de execução guitarras, baixo e bateria, a estética musical da banda é basicamente de rock. Porém, a utilização de elementos como cavaquinho, trompete, flautas, percussões e bases pré-gravadas sintetizam a tentativa de fugir dos caminhos comuns. Como resultado da combinação entre a linguagem do rock, da música popular e erudita, as composições são marcadas pela variedade de climas, a convivência entre o peso e a sutileza, os vocais gritados e a abertura melódica das três vozes.

As letras apresentam uma interpretação crítica sobre as posturas individuais e coletivas, transitando entre a angústia das constatações e a esperança nas transformações. Assim, o discurso do El Efecto passa por temas políticos, comportamentais e existenciais. Não se trata de fazer da arte uma válvula de escape para as frustrações de uma vida acomodada, mas sim de buscar, por meio dela, estimular mudanças na vida concreta.

Após o lançamento dos seus dois primeiros discos, Como Qualquer Outra Coisa (2004) e Cidade das Almas Adormecidas (2008), o El Efecto expandiu seu público a cada show, o que lhe rendeu diversas apresentações dentro e fora do Rio de Janeiro, em locais como Circo Voador (RJ), Hangar 110 (SP), Fórum Social Mundial (Porto Alegre) e o Festival de Música de Vanguarda, no Equador. Além disso, a banda venceu os festivais Tápias, de 2005, e Rock & Diversão, de 2009. Em 2010, foram lançadas, exclusivamente pela internet, duas novas músicas: Os Seres e Ciranda, que contaram com a participação de músicos convidados para gravação de sopros e cordas, entre eles o violinista francês Nicolas Krassik. Todos os registros do El Efecto podem ser adquiridos gratuitamente no site da banda, o que colabora com o objetivo de ampliar ainda mais a difusão de seu trabalho, fazendo com que suas ideias e ideais cheguem ao maior número de pessoas possível.
A banda acaba de lançar, através de um vídeo clipe, uma prévia de suas músicas, de um disco a ser lançado em Junho/Julho. O nome da música é "O encontro de Lampião com Eike Batista" e o vídeo reúne cenas das gravações no estúdio. O vídeo está sendo muito compartilhado nas redes sociais e nos rendeu até uma matéria no Oglobo. Em pouco mais de uma semana já atingimos 40.000 visualizações.
Confira o vídeo!


Mais vídeo!




A banda é formada por:
Tomás Rosati - Voz e Bateria
Pablo Barroso - Voz e Guitarra
Bruno Danton - Voz, Guitarra, Cavaquinho e Trompete
Eduardo Baker - Baixo

Links da banda:
Contatos para com a banda:E-mail: elefecto@gmail.com
Telefone: 21 9136.2335 - Iuri Gouvea
Compartilhe no Google+
    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário