Grito Rock Roraima 2016


Maior Festival em Rede do Mundo chega a 9ª edição em Roraima

Provocador, transgressor e libertário. É assim que o Grito Rock 2016 chega para desarrumar o arrumado e balançar os cinco continentes que se conectam no maior festival em rede do mundo, com principal adesão da América Latina. Em Roraima, o festival acontece pela 9ª vez em Boa Vista, 6ª em Pacaraima, 5ª no Tepequém e pela 3ª vez no município de Mucajaí. Com a parceria de produtores venezuelanos, o Coletivo Canoa Cultural pretende levar o festival até Santa Elena e Caracas (VE).

O Grito Rock é um festival de artes integradas marcado pelo trabalho coletivo entre artistas, músicos e agentes culturais, dando destaque para a economia solidária, além de ressaltar a responsabilidade e a consciência ambiental. Durante o mês de janeiro estiveram abertas as oportunidades via Toque No Brasil (TNB), plataforma musical que reúne artistas de todo o Brasil interessados em circular pelo país.

Em 10 dias foram totalizadas 100 inscrições apenas para apresentações na capital. Uma curadoria formada pelos músicos e produtores culturais Vinicius Tocantins, Cláudio Lavôr, Márcio Sergino e Sandro Nine escolheu os 16 nomes que formam o line up de 2016: Biosong, SL16, Ponto 40, Johnny Manero, Dr Yoko, Glorian Day, Corcel 73, Projeto Churras, M-nênCia, The Joy, Bluts, Marcello 37, Raptors e Tartugas. Como atrações especiais estão o músico Serginho Barros e a banda Garden.

Os critérios utilizados para a escolha dos artistas foram: ter cadastro atualizado no TNB (incluindo foto + release + música para avaliação), possuir trabalho autoral e boa qualidade do material apresentado. “Ano que vem o Grito Rock Roraima chega a sua décima edição. Estamos desde já nos programando e planejamos essa edição que será muito especial não só para a produção, mas também para todos aqueles que já passaram pelo Grito Rock”, destacou o músico e membro da curadoria, Vinicius Tocantins.
A nona edição do Grito Rock Boa Vista acontece nos dias 22 e 23 de abril, no Lago dos Americanos, no Parque Anauá. “A ideia é tornar o festival itinerante dentro da nossa própria capital. Não queremos nos acomodar em um lugar só e estaremos sempre em busca de espaços que atendam o público e valorize nossos artistas”, destacou Manoel Vilas Boas, organizador do Grito Rock em Roraima.

Nesta edição, a identidade visual é do artista argentino León Ferrari, escolhido para representar o festival com sua obra que sai do mundo dos museus e ganha as ruas e redes nos cartazes do Grito. León é político e pop, uma associação poderosa entre a música mais rebelde e o artista mais provocador latino-americano dos anos 60 e 70, que criticou toda a caretice e conservadorismo das igrejas, dos ditadores, mas também o comodismo e consumismo: a reprodução em série das verdades, dos automóveis e pessoas.

Em Boa Vista o Grito Rock é uma realização do Fora do Eixo, Coletivo Canoa Cultural e SECULT/RR. Tem o apoio do Fora do Eixo Card, TNB, Governo de Roraima, Manga Rosa Produções, Biosphere Records, Tambaqui Música e Rádio Manifesto.

Rota Roraima
Descentralizar a arte e fortalecer a relação artista x público é um dos objetivos do Grito Rock. Repetindo o sucesso das edições anteriores, o festival embarca durante o mês de março para o interior do estado: Serra do Tepequém, Pacaraima e Mucajaí também realizam suas edições.
O primeiro local a realizar o Grito Rock em Roraima será a Serra do Tepequém, no dia 12/03. A programação contará com a presença das bandas Míssil Javali, Biosong, Corcel 73, Johnny Manero e Red Roof, em parceria com o Platô 2112.
Em seguida a caravana segue para o município de Mucajaí, no dia 19/03. O Grito Rock acontece junto ao 3º Campeonato Grito Rock Mucajaí de Skate, na Praça da Juventude. Estão na programação musical as bandas Destalkers, Anarkill, Dória, Trupe de Marte, Arroto do Sapo e Ponto 40.
Antes de chegar à capital, o Grito Rock também passa por Pacaraima, no dia 26/03. O evento acontece a partir das 20h, no Camping do Mutante. Se apresentam as bandas Nicotines (AM), Eu Vim Dos 9 Mundos, Johnny Manero, In Situ (VE) e Bolívar Blues (VE). Além dos shows, haverá rodas de conversa e mostra de filmes independentes em todos os municípios.

Grito Rock: www.gritorock.com
Twitter: @CanoaCultural
Instagram: @canoacultural
Contato:
(95) 98115-4400 (Manoel Vilas Boas)
(95) 98113-1465 (Jéssica Costa)
Compartilhe no Google+
    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário